sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Penso, logo mordo!


Muitas pessoas possuem uma concepção incompleta e muitas vezes equivocada do que realmente significa uma mordida no mundo canino.
Vamos começar pela infância/juventude dos cães e a vida entre irmãos de uma ninhada.
Filhotes brincam, interagem e se comunicam utilizando o corpo e principalmente a boca.
Nesta fase do desenvolvimento, os filhotes aprendem a modular a intensidade de suas abocanhadas pela reação do irmão.
Se o filhote extrapola em seu jogo e morde forte o irmão, automaticamente recebe como resposta um ganido e a imediata interrupção da brincadeira.
Quando isso acontece, temos também uma reação do ofensor que esboça uma expressão desconcertada de quem pisou na bola e acabou descumprindo as “regras do jogo”.
Também nessa idade se percebe os primeiros sinais dos diferentes perfis comportamentais de cada um dos filhotes e as brincadeiras são também uma oportunidade para os filhotes testarem suas pretensas posições hierárquicas na ninhada e posteriormente na matilha.
Assim, como todo ser vivo dotado de inteligência, o filhote de um cão, independente da raça, irá, enquanto cresce e desenvolve-se, interagir com seu dono da mesma forma com que faria junto aos irmãos de ninhada, sua mãe e/ou cães mais velhos.
Note-se que no caso específico do Bulldog, temos um cão outrora de arena, ou seja, uma raça cuja função originária e primitiva era morder e queira ou não, esse viés, essa inclinação, está presente também no DNA dos pacatos e companheiros Bulldogs modernos.
Em outras palavras, o uso da boca em todas as fases do Bulldog, é mais pronunciado do que em outras raças.
E é justamente por isso que o proprietário precisa compreender o significado daquela mordida e saber interagir corretamente para que problemas futuros sejam evitados.
Muitas das reações do proprietário às mordidas agressivas do filhote são totalmente equivocadas e acabam por reforçar/recompensar a conduta indesejada.
Jamais provoque o filhote com jogos violentos usando a mão ou outro objeto como oponente.
Muitas mordidas são também formas que o filhote/cão adolescente encontra de chamar a atenção ou extravasar suas frustrações.
Por isso qualquer tipo de atenção dada ao filhote, positiva ou negativa, após a indesejada mordida, servirá como reforço ao ato de morder.
Assim sendo, nada de comentários do tipo “ai que bonitinho todo brabinho” ou “que feio mordendo a mamãe”...
Aqui se abre um parêntese para registrar que filhotes não são crianças e, por isso, não podemos jamais humanizar essa relação. Buscar conhecer e entender a ótica canina é fundamental para que o convívio seja de companheirismo, respeito e amizade.
Lembre-se que você não conseguirá educar um filhote dando-lhe apenas carinho. É preciso impor regras, limites e restrições.
Em 99% dos casos nos quais o proprietário tem alguma reclamação comportamental do seu cão, tal situação foi causada por erros cometidos pelo próprio dono do animal. Muito mais do que pensar em chamar um adestrador, são os donos que precisam ser “adestrados”, pois desconhecem o cão e o seu papel na vida dele.
O mesmo se pode dizer de todo e qualquer castigo físico como bater com jornal, sacudir pelo cangote, segurar o focinho com a boca fechada ou gritar com o cão.
A melhor reação a mordida forte é interromper a interação com o filhote como aconteceria se  a brincadeira fosse entre dois cães.
Outra alternativa é desviar a atenção e a boca do filhote para objetos e brinquedos apropriados, que possam ser roídos e mordidos à vontade.
Gastar energia do filhote com atividade física e brincadeiras apropriadas e que não envolvam fortes mordidas é também uma excelente opção, pois energia acumulada efalta de atenção dos donos podem gerar situações em que o ato de morder nada mais do que um pedido de atenção ou uma válvula de escape.
Por isso, caro leitor, não espere que aquele filhote levado para casa seja como uma máquina que já vem programada para funcionar sempre da mesma maneira. Procure ler, busque informar-se sobre tudo que cerca o universo e a ótica do cão.^
giba-criadorcolaborador


FONTE:  BullBlog - o blog do seu bulldog
Gilberto Medeiros
Colaborador do Bullblog e Criador de Bulldogs desde 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário