quinta-feira, 14 de julho de 2011

Patas caninas: Cuidados e curiosidades

quinta-feira, 14/07/2011 por Renata Faggion
As patas traseiras são fofinhas como almofadas e ajudam a amortecer os impactos
EXCLUSIVO | AS QUATRO patas do seu cachorro merecem cuidados especiais. Não deixar que eles caminhem sobre pisos muito quentes, cortar as unhas com frequência e secar bem depois do banho são alguns desses cuidados com as patinhas. “Assim como nós, os animais podem ter frieiras ou outras doenças de pele decorrentes do fato da pele ou do pêlo ter ficado molhado. Isso coça e causa lambeduras”, explica a médica veterinária Alessandra Keidann do Bolicho do Bicho.
POR ESSA razão, as patinhas dos cães devem ser mantidas sempre limpas. “Para aqueles cães de pêlo longo é necessário aparar o pelo das patas para que eles não deslizem ao caminhar e correr. O importante é que os pêlos não cubram as almofadas, não há necessidade de raspar muito curtinho”, explica a veterinária.
ABAIXO selecionamos algumas perguntas frequentes sobre o cuidado com as patas, dedos e unhas dos cachorros. Confira as dicas da médica veterinária Alessandra Keidann do Bolicho do Bicho.
É PRECISO cortar as unhas dos cachorros?
SIM, as unhas dos cães vão crescendo e se eles não tem onde gastar (caminham em piso liso, por exemplo) elas podem atrapalhar a angulação dos membros e até mesmo causar feridas. O corte deve ser feito apenas na parte não vascularizada da unha o que é muito fácil de ver em cães de unhas claras, mas impossível naqueles de unhas escuras.
POSSO cortar as unhas em casa?
SE VOCÊ pretende cortar as unhas em casa, minha sugestão é que vá cortando um pouquinho de cada vez até estipular com segurança qual o tamanho adequado de unha para o seu cão. Se ainda assim ficar na dúvida, leve na veterinária na primeira vez e depois mantenha o tamanho em casa. Existem cortadores com trava que são ótimos para quem está começando. Hoje também existem lixas elétricas ideais para quem é mais inseguro ou quer o serviço bem perfeitinho.
Alguns cães possuem o dedinho extra nas patas de trás também
CUIDADOS com o quinto dedinho
OS CÃES têm cinco dedos na frente e quatro atrás, este quinto (na verdade é o primeiro) dedo chama-se ergot. Não podemos esquecer dele na hora de secar os pezinhos nem na hora de cortar as unhas. Alguns animais possuem o dedinho extra nas patas de trás também, verifique se é o caso do seu cão e não deixe de conferi-lo sempre em suas revisões.
MEU cão precisa usar sapatinhos?
A PARTE dos pés dos cachorros que tocam o solo são as almofadas, elas são gordinhas e fofinhas como almofadas de verdade e estão ali para amortecer os impactos e proteger os cães das intempéries. É claro que temos que ter bom senso de não forçar um cão a caminhar sobre o asfalto escaldante ou sobre o gelo. Mas para as caminhadas em horários amenos no verão e considerando o frio do nosso inverno, não há nenhuma necessidade de se utilizarem sapatinhos para os cães.
É DIFÍCIL para os cães caminhar com sapatos, eles caminham nas pontas dos dedos, é um movimento muito delicado. Minha recomendação é que se o dia está tão difícil que na avaliação do proprietário sejam necessários proteções para levar o cão para sair de casa, não saiam, vai ser melhor para ele ficar protegido em casa.
DICA extra: Assim como as pessoas, os cães podem adquirir doenças utilizando material para corte de unhas não esterelizado no pet shop, então que tal montar para seu cão sua própria nécessaire para levar ao petshop?

FONTE: Canina Blog

Um comentário:

  1. Meu cachorro tem alergia nas patas que nao consegui descobrir a causa, fica muito inchada, vermelha e so melhora qdo toma prednisolona e antibioticos, depois de um tempo, volta. Ja eliminei prods limpeza, so come racao e frutas. Nai sei mais o que fazer

    ResponderExcluir