domingo, 27 de março de 2011

ACUPUNTURA EM ANIMAIS

Acupuntura Veterinária

Bate-papo com um Veterinário Acupunturista

A acupuntura nunca falha em aliviar a dor de nossa Golden Retriever primogênita. Atacada por outro cão quando tinha apenas dois meses, Sarábi fraturou o rádio, um dos ossos da pata dianteira. A fratura consolidou depressa, mas por estar em fase de crescimento, Sarábi teve complicações que resultaram em uma displasia de cotovelo adquirida. Na época, todos os veterinários ortopedistas que consultamos recomendaram uma cirurgia na tentativa de corrigir o problema. Aos cinco meses, Sarábi foi operada. Mas nos meses subsequentes, ela passou a sentir dor e a mancar. O veterinário que a operou também ficou insatisfeito com os resultados. Prescreveu antiinflamatórios e analgésicos, por tempo indeterminado, para disfarçar a dor e recomendou uma segunda cirurgia ortopédica.
Relutantes em combater a dor de uma filhote com medicamentos agressivos e em submetê-la a uma segunda operação, buscamos a acupuntura, uma terapia que não conhecíamos em primeira mão, mas que há muito nos fascinava por ter operado milagres em cães de amigos nossos. Foi uma decisão acertadíssima! Com poucas sessões, Sarábi voltou a caminhar, correr e saltar como se nada tivesse lhe acontecido! Foi incrível.
Todo mundo que a viu mancando fica incrédulo com sua recuperação! Hoje em dia, vez ou outra ela volta a suspender a pata; coisa que vai embora com uma ou duas sessões das agulhinhas.

   
À esq: Sarábi, com 5 meses, recém-operada e sem apoiar a pata. À dir: Sarábi hoje (1,5 ano).

E foi assim que nos tornamos entusiastas dessa arte milenar de curar!
Você ainda não conhece a acupuntura veterinária? Confira a entrevista que o renomado médico-veterinário acupunturista, Dr. Ricardo Henrique, concedeu ao Cachorro Verde e descubra o que faz da acupuntura uma terapia eficiente, versátil e absolutamente fascinante!

Cachorro Verde: Por formação, o doutor é médico-veterinário alopata. O que o levou a querer atuar como veterinário acupunturista?

Ricardo Henrique Acho que minha história com a acupuntura foi um tanto diferente do que se espera ouvir. Confesso que, antes de começar a estudar acupuntura, eu pouco conhecia sobre a terapia. Um dia, estava procurando cursos na Internet, e encontrei por acaso um de acupuntura veterinária. A identificação foi imediata, e de forma inexplicável pra mim. Naquele momento eu já sabia que era o que eu deveria fazer.
Depois que comecei a estudar e conhecer melhor, fiquei fascinado em ver como ela se encaixa perfeitamente no tratamento médico convencional, e como ela trata os pacientes de forma integral, e não apenas aquilo que está doente. Além disso, propõe uma mudança de vida, necessária à manutenção da saúde, e o abandono dos vícios e maus hábitos destrutivos. Viver de forma saudável, de forma bem básica, depende de termos moderação e evitarmos os excessos em todas as coisas. Isso mudou tanto a vida de meus pacientes quanto a minha própria vida.
C.V. Em que circunstâncias as pessoas geralmente buscam um médico-veterinário acupunturista?
Ricardo Henrique Muitas vezes contamos com a indicação de colegas médicos veterinários e com clientes que nos buscam espontaneamente por já terem sido tratados de forma bem sucedida pela acupuntura. Outros clientes, curiosos e fascinados por verem resultados em outros animais, procuram a terapia com bastante entusiasmo. Há alguns anos, o acupunturista era tido como o “realizador de milagres”, que entraria em ação depois de tudo que o clínico ou o cirurgião pudesse tentar fazer. Hoje essa visão está mudando. A acupuntura, assim como outras formas de terapia, está deixando de ser rotulada como uma MEDICINA ALTERNATIVA, e está conquistando o título de MEDICINA COMPLEMENTAR. A diferença na designação é essencial para que ela deixe de ser a última alternativa e seja um tratamento a ser integrado a todos os outros tratamentos de que o paciente necessite.
Assim, há cirurgiões e clínicos que, ao deparar-se com um caso, por exemplo, de displasia coxo- femoral, façam a sua avaliação, definam se o caso é cirúrgico, e determinem qual é o melhor momento de iniciar o tratamento com as agulhas. Algumas vezes, o tratamento poderá ser iniciado logo no dia da primeira consulta. Em outros, será iniciado no pós-cirúrgico.
C.V. Quais são os problemas de saúde que o doutor trata com mais freqüência?
Ricardo Henrique Uma vez que os estudos da acupuntura para o controle da dor são bastante desenvolvidos, naturalmente, as doenças que envolvam dor são as principais indicações. Além destas, também há muita procura para as doenças neurológicas (epilepsia, convulsões em geral, seqüelas de cinomose, paralisia facial, AVCs, etc.) e para as doenças osteomusculares (artroses, artrites, displasia coxofemoral,etc.).
Porém, isso seria apenas uma parte das doenças que poderiam ser tratadas pela acupuntura. Embora menos freqüente, é possível tratar doenças hormonais (diabetes, hipotireoidismo, etc.), insuficiências renais, cardíacas, doenças autoimunes, problemas dermatológicos, e até mesmo alguns tipos de câncer.  
 C.V. Conte-nos um caso de sucesso que de alguma forma tenha sido marcante para você.
Ricardo Henrique Até hoje, não consigo me esquecer da minha querida Sophia! Ela era uma cadelinha da minha família que, em 2005, ficou paralisada das patinhas de trás. Foi um dos primeiros cães que atendi como acupunturista, e apesar de ter tratado outros cães com sucesso antes dela, considero-a meu primeiro grande sucesso.
Em um mês, ela, que só se arrastava e tinha muita dor na coluna, voltou a andar e viver feliz. De 2005 até o final do ano passado, quando veio a falecer por outras causas, ela viveu bem, e jamais voltou a ter que se arrastar. Graças à paciência da Sophia, a quem sou infinitamente grato, tive mais confiança para poder ajudar diversos outros animais. Por isso considero esse o meu caso mais marcante.
C.V. Como o doutor descreveria a situação da acupuntura veterinária no Brasil atualmente?
Ricardo Henrique O Brasil conta com excelentes acupunturistas, devidamente treinados e orientados, e ainda temos muita possibilidade de crescer mais, tanto na qualidade do que já sabemos fazer quanto na busca de novas formas de terapia da Medicina Tradicional Chinesa.
C.V. O doutor conhece a Alimentação Natural para pets? Qual é a sua opinião a respeito desta modalidade de dieta para cães e gatos?
Ricardo Henrique Tive conhecimento da Alimentação Natural através deste site, e gostei muito das informações fornecidas aqui. Por inúmeras vezes, senti a falta de termos pouco (ou nenhum) material sobre balanceamento de dietas naturais para os cães, ou sobre o uso de dietas naturais para casos de doenças especiais. As informações deste espaço certamente irão ajudar muitas pessoas.
Também pude notar as diferenças, por exemplo, em pelagem de animais que se alimentam com dietas naturais, que é muito mais brilhante e viva. Não tem como não perceber a diferença!

Dr. Ricardo Henrique e uma linda paciente Husky Siberiano

Dr. Ricardo Henrique. S. Silva é médico-veterinário. graduado pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em acupuntura pela FACIS-IBEHE. É professor do curso de acupuntura veterinária da FACIS- IBEHE desde 2008, e em 2009 

8 comentários:

  1. Bom dia, Meu cão de 15 anos tem artrite e sinto que uma dor incomoda ele um pouco pois não tem mais vontade de passear, manca e ja constatei por exames que esta com artrite. Gostaria de saber se um tratamento por acupuntura poderia melhor a qualidade de vida dele por favor? abs, Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Eduardo.

      Não sou veterinaria, mas sou uma apaixonada por caes.
      Tive um Dog Alemão, que fez acupuntura durante todo o ultimo ano de vida.
      A qualidade de vida dele melhorou muito. Ele havia parado de andar e, com remedios
      apropriados e a acupuntura, voltou a andar.
      Viveu por mais de 11 anos, o que não é comum nas raças de gde porte.

      Minha sobrinha tinha uma dalmata, que viveu 16 anos. A artrite dela começou
      aos 10 anos. Fez poucas sessoes de acupuntura, mas tomava um remedio fantastico,
      que permitiu manter seus passeios diarios ( lentos e curtos, mas com a alegria de ver a rua!)

      Hj existem remedios excepcionais para artrite e artrose.
      Um bom veterinario acupunturista, complementará o tratamento, dando mais
      qualidade de vida, e alegria ao seu cãozinho.

      Em que cidade vc está?
      Posso indicar 2 acupunturistas em BH, e o veterinario que cuidou do meu Dog Alemão e
      da Dalmata da minha sobrinha.

      Boa sorte!!!

      Excluir
  2. preciso de acupuntura em bh pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  3. Ieda,

    Conheço 2 veterinarios acupunturistas, mto bons:
    Durval 9977.0458 e
    Bruno 8884.3319

    Ambos em BH.
    Fizeram maravilhavilhas, no meu Dog Alemão que ficou sem andar aos 10 anos de idade ( com 60kg ). Voltou a andar!!!

    Boa sorte

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!

    Estou interessada em trabalhar com os animais.
    Sempre amei os peludos, mas por circunstâncias da vida, nunca pude direcionar meus estudos e energia para desenvolver este trabalho.
    Agora estou em uma fase de transição e resolvi dedicar meu tempo e energia a alguma coisa que eu ame fazer.
    Estou precisando saber se cursos de acupuntura, florais e demais tratamentos alternativos, só podem ser feitos por veterinários e onde eu poderia procurar mais informações.

    Agradeço a atenção!

    Juliana

    ResponderExcluir
  5. Oi Juliana,

    Entre em contato com o veterinario acupunturista Durval. Ele eh professor dessa na UFMG.
    Atua na area de medicina veterinaria alternativa: acupuntura, florais, homeopaticos...

    Boa sorte prah vc!!!!!

    Abs,
    Beatriz

    Durval: 31 9977.0458

    ResponderExcluir
  6. Oi Juliana,

    Entre em contato com o veterinario acupunturista Durval. Ele eh professor dessa na UFMG.
    Atua na area de medicina veterinaria alternativa: acupuntura, florais, homeopaticos...

    Boa sorte prah vc!!!!!

    Abs,
    Beatriz

    Durval: 31 9977.0458

    ResponderExcluir
  7. Oi Juliana,

    Entre em contato com o veterinario acupunturista Durval. Ele eh professor dessa na UFMG.
    Atua na area de medicina veterinaria alternativa: acupuntura, florais, homeopaticos...

    Boa sorte prah vc!!!!!

    Abs,
    Beatriz

    Durval: 31 9977.0458

    ResponderExcluir